Quando foi a última vez que você mudou de ideia.

Quando foi a última vez que você mudou de ideia.
Photo by Kelly Sikkema

A capacidade de abandonar rapidamente as crenças anteriores quando o mundo muda ou quando você se depara com novas informações tem um nome: liquidez mental. Liquidez mental é a capacidade de mudar de ideia quando necessário, sem ficar preso a uma percepção, visão de mundo ou mentalidade específica. Isso significa que você é capaz de considerar dados novos ou melhores rapidamente e responder com confiança as mudanças ao seu redor – é uma característica valiosa para pessoas interessadas em se tornar versões melhores de si mesmas. Pessoas com alta liquidez mental são abertas, curiosas e adotam o mindset de crescimento.

Mas mudar de ideia não é uma tarefa fácil. Desconstruir uma convicção é desconfortável e fere nossas crenças mais profundas. As pessoas não querem necessariamente a verdade; elas querem certezas. Mudar de ideia é difícil porque é uma admissão de que a certeza que você uma vez pensou ter, era uma ilusão, e não ter certeza, o que é o tom da vida, é inseguro e incerto. O ser humano precisa buscar segurança o tempo todo e as convicções são um ótimo “reservatório” para isso.

“Todos nós temos pontos cegos em nossos conhecimentos e opiniões. A má notícia é que eles podem nos deixar cegos para nossa cegueira, o que nos dá uma falsa confiança em nosso julgamento e nos impede de repensar”, escreve Adam Grant, em seu livro Pense de Novo – O poder de saber o que você não sabe.

Gosto de questionar alguns dos meus pacientes que vem ao consultório cheios de certezas, sobre o que você mudou de ideia nos últimos anos? Os “convictos” sempre dizem: “não mudei nada”, achando que isso é um sinal que os torna diferentes. Suas crenças são tão estruturadas que não precisariam mudar. Mas eu acredito que é o sinal mais certo de insegurança. Uma crença se torna perigosa quando ela se torna absoluta. Neste momento, você começa a ignorar informações que podem exigir que você atualize suas crenças. Acredito que suas convicções mais fortes têm a maior chance de estarem erradas ou incompletas, pois são as crenças mais difíceis de desafiar, atualizar e abandonar quando necessário.

Testar outras crenças ajuda a entender que não existe um futuro, mas sim, vários futuros possíveis. Fazer uma auto-análise e entender o que de fato você acredita, constrói um pensamento crítico, questionador. É preciso disposição para ter uma visão mais ampla sobre as crenças, desenvolver a capacidade de ver as coisas a partir de uma perspectiva externa e diferente, uma percepção aguçada sobre nossos próprios vieses e preconceitos e o quanto eles influenciam nossas opiniões. Uma convicção é tão boa quanto as opiniões que a moldam, e nossas opiniões são em grande parte influenciadas por vieses. Estar a vontade com a ambiguidade nos permite buscar todos os tipos de pontos de vista, sempre observando que interpretamos informações, levando em conta valores pessoais subjetivos.

Tenha cuidado com as crenças que você deixa se tornarem parte de sua identidade. Somos construídos com uma capacidade quase infinita de acreditar nas coisas porque as crenças são vantajosas para nós. Um grande problema surge quando você tenta forçar regras e teorias a se tornarem leis. Mas na verdade tudo, é apenas uma teoria do talvez.

Se você está interessado em perseguir seus objetivos de vida, precisa adotar uma mentalidade diferente – a capacidade de projetar a vida que deseja. Pessoas altamente bem-sucedidas estão constantemente em processo de reinvenção – elas fazem mais do que está funcionando e experimentam novas ideias que podem acelerar seu progresso. Eles pensam como cientistas. Para ter uma vida mais produtiva ou melhor, a liquidez mental é uma habilidade obrigatória. Pessoas com alta liquidez mental não têm medo de errar. Eles têm o hábito consistente de questionar suas suposições, provando que estão errados e revisando suas crenças com base no que aprendem. Se tornam aprendizes ao longo da vida.

Está se sentindo preso? Provavelmente é hora de mudar de rumo: encontre maneiras melhores de seguir em frente, experimente uma abordagem diferente. Mude sua percepção e solte-se.

A Apple foi genial quando lançou o slogan “Think Different”.

Se você não mudar de ideia com frequência, vai ficar parado no tempo. Então pense: quando foi a última vez que você mudou de ideia sobre alguma coisa?

Read more